quinta-feira, setembro 21, 2006

VEM AÍ O LIVRO "AMÉRICA 60 ANOS"

Para comemorar as seis décadas de atividade ininterrupta do América Futebol Clube, o mais importante clube de futebol profissional da região e um dos mais tradicionais do Estado de São Paulo, o Diário da Região conferiu aos jornalistas Milton Rodrigues e Vinicius de Paula a missão de lançar o livro “Almanaque do Futebol Rio-pretense - América 60 anos”.

Nesta obra, a ser lançada em outubro, estão presentes as fichas técnicas e históricos de todos os jogos disputados pelo América contra os principais times do Estado (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) ao longo desses 60 anos, bem como os duelos mais importantes de toda a história da agremiação rio-pretense, incluindo jogos com grandes times de outros Estados.

E mais: além de todos os fatos mais relevantes do América, de 1946 a 2006, o livro traz a lista dos grandes craques, dos principais artilheiros, dos técnicos mais marcantes, de todos os presidentes e das maiores conquistas do clube que é considerado um dos mais eficientes meios de divulgação da marca Rio Preto por todo o País.

Projetado para ser confeccionado em capa dura e páginas internas em papel couchê, o livro terá 116 páginas (mais as páginas dos patrocinadores), parte colorida e muitas fotos produzidas originariamente em preto-e-branco. Será um livro que unirá muita informação, dados técnicos e importantes fotos históricas fornecidas pelos próprios craques e por historiadores como Rui Guimarães e Agostinho Brandi.Haverá ainda participação especial de Lézio Junior, com um pôster de caricaturas do time campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior e uma charge do “Brasinha”, o mascote do clube.

“Toda a pesquisa foi feita de maneira a tornar o livro uma obra verdadeiramente de referência”, afirma Milton Rodrigues, editor-executivo do Diário da Região, um dos autores, que em dezembro de 2004 lançou o livro-reportagem “Avenida da Saudade, o América de Rio Preto na Era Pelé”.

Ao contrário do “Avenida”, que privilegiou o texto literário, o “América 60 Anos” prioriza os dados técnicos intercalados com pequenos textos em que serão publicadas curiosidades e todas as informações relevantes de 452 jogos selecionados como os mais importantes de toda a história do América Futebol Clube. “O América jogou muito mais do que essas 452 vezes, por isso, nossa meta seguinte, em outras edições do livro, será levantar a totalidade das partidas”, adianta Vinicius de Paula.

Em “América 60 Anos”, o torcedor vai encontrar todas as fichas técnicas de todos os jogos que o América disputou contra o Corinthians, o Palmeiras, o São Paulo e o Santos, em Rio Preto ou fora. Todas as escalações, incluindo substituições, os técnicos, do América e dos adversários, desde 1958, o ano em que o time rio-pretense passou a jogar pela primeira vez na Divisão Especial, até o Campeonato Paulista de 2006.

Também estão presentes as fichas técnicas de amistosos disputados contra os “grandes” antes de 1958. A partir das fichas técnicas será possível descobrir qual foi o jogador do América que mais fez gols contra os times “grandes”; o goleiro que mais atuou diante do quarteto de ferro do futebol paulista; contra qual deles o América levou mais vantagem. O inverso também é válido: das fichas técnicas é possível apurar, por exemplo, qual jogador de time da Capital foi o carrasco do América. O corintiano Rivelino fez um gol do meio de campo no descuidado goleiro Pirangi.

O levantamento priorizou os duelos do América com os “grandes”, mas o leitor vai poder encontrar outros dados interessantes. Como os jogos do América contra alguns dos principais clubes brasileiros, numa lista em que estão Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Inter, ambos de Porto Alegre, e os cariocas Vasco e Botafogo, de Mané Garrincha.

Também foram incluídos jogos históricos e decisivos contra times do Interior e todos os confrontos com o Rio Preto Esporte Clube. “As comemorações dos 60 anos do América Futebol Clube (completados em 28 de janeiro de 2006) tornam este livro uma obra muito especial e nada mais coerente do que o Diário colocar toda a sua estrutura à disposição para viabilizar a publicação”, afirma Luís Henrique Pala, diretor de Gestão Organizacional do Diário.

“É importante para registrar a história do clube, preservando sua memória. Contribui não só para a história do América, como a da cidade de Rio Preto também”, diz Alcides Zanirato, presidente do clube e um dos apoiadores da iniciativa. O “Almanaque do Futebol Rio-pretense” foi elaborado para ser atualizado com o passar dos anos, acrescentando novos dados, novas histórias, novas fichas técnicas, novos duelos não só envolvendo o América, mas outros clubes brasileiros e especialmente os da região. Depois do “América 60 Anos”, o “Almanaque” vai contemplar, ainda, publicações do próprio América, do Rio Preto e de outros clubes de futebol profissional e amador.

Serviço:
Exemplares do livro “América 60 Anos” podem ser reservados com antecedência pelo e-mail (vinicius.depaula@diarioweb.com.br) ou pelo telefone (17-2139.2029). Ou neste blog.

Reportagem publicada no Diário da Região (São José do Rio Preto), em 17/9/2006.

Nenhum comentário: