quinta-feira, julho 01, 2010

VIDA LONGA AO MARADONA
(Minha coluna no jornal BOM DIA publicada em 1/7/2010)

Adendo após a eliminação: quero Brasil x Argentina na final em 2014

Dá arrepios só de pensar no tamanho da frustração se tivermos de conquistar o Hexa em cima de um Paraguai. Impensável, claro, mas a disposição das chaves a partir das oitavas-de-final, quartas-de-final e agora semifinais mostra que esse é um possível caminho, até porque a Copa está sendo disputada no habitat das zebras, e elas andaram à solta na fase inicial. Pior: já pensou perder o Hexa para o Paraguai? Depois de iniciar a competição jogando contra times da estirpe de uma Coreia do Norte e da Costa do Marfim, definitivamente nós merecemos mais. Ainda mais depois do empate chato com Portugal e da vitória aguada sobre nossos eternos fregueses chilenos.

Agora, sim, parece ter começado a melhorar. Graças à Holanda, que nos livrou de ter de enfrentar a gloriosa Eslováquia nas quartas-de-final, amanhã finalmente teremos um duelo à altura das nossas tradições. Tudo bem que os holandeses nunca ganharam uma Copa, mas estão sempre lá nas fases decisivas e jogam um futebol digno das grandes potências. E até já ganharam do Brasil em uma partida importante de Copa, no Mundial de 1974, na Alemanha – eles nos eliminaram com 2 a 0 nas semifinais, gols de Neeskens e Cruyff. Nas outras igualmente importantes, nós vencemos, em 1994 e em 1998. Enfim, vai ser um clássico de verdade.

E depois da Holanda, o que será de nós? Deus nos livre de enfrentar Gana nas semifinais. Então, o negócio é torcer pelo Uruguai nas quartas-de-final. Está certo, Gana não é exatamente uma galinha morta, mas ter de eliminá-los no caminho do Hexa não será tão saboroso quanto passar por cima dos uruguaios. Sim, a Celeste Olímpica, bicampeã mundial – como esquecer o Maracanazo, a final do Bi que ganharam em cima de nós no Maracanã? Aliás, para mim a vingança só estará completa no dia em que o Brasil vencê-los numa final de Copa. No estádio Centenário, em Montevidéu. Não vale derrotá-los numa final no Brasil em 2014.

Voltando a 2010, já imaginou passar pelo Uruguai (e não Gana) e depois jogar com o Paraguai na decisão do título? Vai ser muito mais chato do que dançar com a irmã. Sorte nossa que essa possibilidade é praticamente nula – até porque os paraguaios, se passarem pela Fúria espanhola, ainda terão Argentina ou Alemanha. Então, vamos esperar que aconteça o óbvio, que venha a Argentina ou a Alemanha. Ocorre que já faturamos o Penta em cima da Alemanha, em 2002. Pensando bem, não vai ter tanta graça assim. Tudo isso para dizer o seguinte: a gente quer mesmo é a Argentina do Maradona na decisão do Mundial da África do Sul – até para retribuir ao Maradona, que tem nos presenteado com suas quixotices e, de quebra, deixou momentaneamente de se comparar ao Pelé para se comparar ao Dunga.

Restará, então, a última e épica missão brasileira no país das vuvuzelas: ganhar o Hexa em cima dos argentinos. Pode ser com gol impedido, gol contra, gol de mão – será até mais gosto. Mas nossa missão maior mesmo é impedir que Maradona nos brinde com a cena dos infernos – o homem prometeu desfilar pelado se for campeão, e louco nós sabemos que ele é, além de não ter um pingo de bom senso.

Enquanto esse dia não chega, deixo a pergunta aos leitores do BOM DIA. Quem foi o melhor jogador do mundo: Maradona ou Biro Biro?

Um comentário:

Marcos Lirios disse...

Nem Brasil, nem Argentina. Desde o primeiro jogo a Alemanha já mostrou a que veio a este Mundial. Pena que os outros times não acordaram para isso antes. Enquanto ficamos discutindo se foi merecida a derrota do Brasil para a Holanda, a Alemanha mostrou do que é feito um bom, preciso, frio e estratégico futebol. Deixando a paixão de lado, pois ela não ganha jogo. Uma lástima o futebol brasileiro, uma tristeza o futebol argentino. E viva o magnífico elenco Alemão. A verdade precisa ser dita e o reconhecimento tem de ser demonstrado mesmo quando estamos tristes com o nosso fracasso. Em nenhum momento, nesta copa, após ver a Alemanha jogar, foi possível sonhar com o HEXA, pelo menos para quem acredita no possível.